A atuação do Advogado no Inventário e Partilha

A atuação do Advogado no processo de Inventário, Arrolamento e Partilha, sendo estes na forma Judicial ou em Cartório é de extrema importância.

Nosso escritório dispõe de advogados com especialização em direito de família para atuar em demandas relacionadas à Inventário e Partilha em Cartório e Judicial em Cartório e Judicial, tanto os consensuais quanto o Inventario e Partilha Litigioso.

Atuamos na intermediação de interesses, herdeiros, levantamento de herança, regularização de documentos, ITCMD, visando a concretização do Inventário e Partilha no menor prazo possível.


Além da intermediação e obtenção de documentação necessária, confeccionamos o esboço da partilha, (documento contendo todas as informações dos herdeiros interessados, dos bens deixados e sua divisão entre os herdeiros).

Confeccionamos ainda primeira minuta da escritura de inventário, documento este necessário para realizar o processo administrativo para o pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD (para saber mais sobre o imposto mencionado leia o texto ITCMD*).

Com a documentação e esboço de partilha em mãos, agendamos a leitura e assinatura em nossos cartórios parceiros.

• Imposto é de competência Estadual, portanto havendo bens em diferentes Estados esse procedimento administrativo deverá ser feito em cada um deles, respeitada a legislação específica que pode variar o percentual do imposto a ser pago, hipóteses de isenção, multas e outras características. No Estado de São Paulo o imposto é de 4% (quatro por cento) sobre o valor dos bens transmitidos aos herdeiros ou recebidos em doação.

Saiba mais em www.advogadoinventariopartilha.com.br/

O inventário tem que ser realizado dentro do prazo de 60 dias, veja aqui qual o prazo para inventário

Muitos clientes ainda têm dúvidas sobre o que é inventário e partilha? Na realidade, o inventário é o documento legal, pelo qual se faz a apuração dos bens/patrimônio deixado por uma pessoa falecida.

O Inventário tem como objetivo, dividir e legitimar a herança das pessoas falecidas para seus herdeiros e eventuais cônjuges ou companheiros.

É possível fazer o inventário sem a partilha, pois são institutos diferentes, sendo que o inventário somente visa legitimar a divisão (qual parte irá para cada um) e a partilha é a divisão do patrimônio do falecido entre seus herdeiros e cônjuge e companheiros.

Para a realização do Inventário Extrajudicial em Cartório, com partilha, são necessários os seguintes documentos:

– A cópia da identidade e CPF do falecido e dos herdeiros;
– Uma certidão de óbito (validade 6 meses);
– A certidão de casamento e do pacto se houver OU certidão de nascimento do falecido e dos herdeiros (validade 6 meses);
– A certidão de óbito original (validade 6 meses);
– A cópia da certidão de casamento (e do pacto se houver) OU cópia da certidão de nascimento do falecido e dos herdeiros;
– Um Advogado Devidamente inscrito na OAB
– Calcular e recolher o ITCMD – imposto transmissão causa mortis – Saiba mais sobre o cálculo dos impostos e sobre a a Lei do ITCMD

O Inventário quando consensual (sem questionamentos entre os herdeiros), pode ocorrer em até 30 dias – Veja o Passo a Passo – COMO FAZER INVENTARIO:

É possível também fazer o inventário Extrajudicial em Cartório – Saiba o que é o Inventário Extrajudicial Em Cartório

Já quando existem herdeiros menores ou o inventário é litigioso, não é possível fazer em cartório, sendo necessário ser feito judicialmente – Veja como é o Inventário Judicial

 

Consulte sempre um – Advogado Inventario Especialista – temos especialistas em Inventário, Partilha, Sucessões, Herança, Testamento – Trabalhamos com mediação, visando a realização do inventário e da partilha no menor tempo possível – atendemos em nossas 03 unidades estrategicamente localizadas, (abaixo), bem como em todo estado de São Paulo, demais Estados do Brasil, America Central, America do Norte, Europa e Ásia – Consulte:

Escritório São Paulo Av. Prof. Francisco Morato, 2347, Cj. 02, Morumbi, SP.

Escritório de Osasco : Rua Dr Antônio José Luciano, 293, Jardim Agu – Centro

Escritório Barueri/Alphaville Rua Adelino Cardana, 293, Sala 1608, Centro.

Dúvidas sobre inventário – Especialista em Inventário e Partilha | Whatsapp 11999114671, Consulte. Email – Contato@advbr.com.br

A atuação do Advogado no Inventário e Partilha
A atuação do Advogado no Inventário e Partilha

Veja também nossas páginas:

inventário extrajudicial novo cpc

inventário novo cpc

como fazer inventario gratuito

Advogados Parceiros – TRABALHISTA E CRIMINALISTA

Atuando desde 1991, os 21 anos de tradição e experiência na área criminal transformaram o escritório Tromps, Santos e Nascimento | Advogados em um dos mais conceituados escritórios criminais do Brasil.

Advocacia Criminal
Advogado Criminal
Advogado Criminalista

Advogados Trabalhistas
Advogado Trabalhista
Advocacia Trabalhista

Tire suas Dúvidas

Envie suas dúvidas, sugestões ou reclamações via formulário ou e-mail: contato@advbr.com.br